Skip to main content

Passo a passo de como fazer linguiça

Tem vontade de aprender a fazer linguiça e ganhar dinheiro com isso? Confira aqui como iniciar a produção de linguiça,  o blog Comi por ai preparou um artigo par quem quer começar a fazer algo novo.

Linguiça toscana, mista, de frango, de pernil, pura, calabresa, são tantas opções disponíveis no mercado, que dar vontade mesmo é de fazer um belo churrasco.

De fato, há uma grande diversidade de linguiças, as quais estão presentes diariamente na mesa do brasileiro, sendo que a maioria é escolhida como complemento para os tradicionais churrascos em todas as regiões do Brasil, do sul ao norte.

IMAGEM DE LINGUIÇA ASSADA
LINGUIÇA ASSADA

Independentemente do tipo, as linguiças são amplamente consumidas no país, o que faz com que a produção desta mercadoria seja uma ótima oportunidade de negócio.

Você gostaria de trabalhar com uma atividade artesanal e que demande pouco investimento? Investir na fabricação de linguiça pode ser a solução dos seus problemas, visto que requer pouco dinheiro para começar a produção e pode render excelentes lucros.

Quando se trata de trabalhar no setor de alimentação é preciso ter muito cuidado, pois a higiene é fator preponderante no sucesso desse tipo de negócio.

Para fazer linguiça é necessário tomar inúmeros cuidados, uma vez que se tem que tomar precauções desde a escolha da carne que será moída até a embalagem adequada para que o produto seja bem conservado, chegando com qualidade até o consumidor final.

Fazer linguiça é uma atividade lucrativa e relativamente complexa, por isso vamos ensinar algumas dicas, informações e um passo a passo de como fazer linguiça! Está pronto?

1- Prepare O Local Para Fazer Linguiça

A produção de linguiça é composta por diversas etapas e usa vários equipamentos, fazendo que haja a necessidade de a atividade ser executada em um lugar especial, que tenha bastante espaço para instalar as ferramentas, além de contar com itens de cozinha e facilitar a execução de todas as etapas.

O local apropriado para a confecção de linguiça deve ter mesas, pia com água instalada para ser usada durante o trabalho.

Também, é recomendado que o espaço seja bem ventilado e com condições de higiene, uma vez que estamos falando da produção de alimentos, os quais necessitam serem produzidos com qualidade para não prejudicar o consumidor final.

2- Separe Os Ingredientes E Ferramentas Para Fazer Linguiça

Para produzir linguiça, você vai precisar separar os ingredientes, que são carne de porco ou da sua preferência, gordura animal, cebolinha, salsinha e pimenta do reino.

Também, é necessário um líquido para dar a liga entre os ingredientes, a água é o mais usado, mas também pode ser substituído por suco de fruta, vinho e até mesmo creme de leite. Além de tripas naturais ou sintéticas e comestíveis para embalar o produto.

Com relação aos equipamentos, para fazer a linguiça, você vai precisar das ferramentas mais básicas possíveis, sendo preciso contar com recipientes para depositar os ingredientes, talheres, mesa, luvas, barbante, geladeira e uma máquina própria para moer carne.

3- Congele A Carne E A Gordura Para Moer E Fazer Linguiça

Uma das principais questões da produção de linguiça é o ponto em que a carne é moída, pois se ela não estiver adequada, o resultado final não será de boa qualidade, podendo gerar prejuízos.

Portanto, um dos métodos mais usados e corretos para confeccionar este artigo é necessário congelar a carne e a gordura, que são os seus principais ingredientes.

Neste processo, é indicado colocar a carne e a gordura em potes ou sacos plásticos, sendo que os dois ingredientes devem estar separados.

Os itens têm que ser congelados a uma temperatura inferior à -15°C, devendo ser retirados do freezer da geladeira quando apresentarem uma crosta de gelo.

4- Moa A Carne E A Gordura Para Fazer Linguiça

Quando os ingredientes estiverem congelados é necessário retirá-los da geladeira e reservar em temperatura ambiente, evitando deixá-los em locais quentes que possam acelerar o seu processo de descongelamento. Retire os itens dos recipientes.

Na sequência, limpe a máquina de moer carne, retirando todas as impurezas que podem vir a entrar em contatos com os ingredientes, alterando suas texturas e gostos.

Feito isso, coloque a carne e a gordura na máquina, ligue-a e deixe moer por aproximadamente 5 minutos ou até que não reste mais “bolotas” de carne.

Muito cuidado nesse processo, é preciso que a carne fique totalmente moída para ser feita a linguiça, caso contrário não será de boa qualidade e provavelmente você terá dificuldades para vender.

5- Tempere E Misture Os Ingredientes

Depois de moídos, os ingredientes devem ser colocados em um recipientes grandes e com profundidade.

Coloque as luvas nas mãos e vá misturando a carne e a gordura manualmente, fazendo com que os itens fiquem bem integrados, o ponto ideal é aquele em que a gordura fica pouco perceptível, deixando a carne em evidência.

Agora, com uma colher vá adicionando os temperos, primeiramente, coloque a pimenta do reino, mexendo novamente com as mãos até que ela seja bem absorvido pela mistura.

Na próxima etapa, acrescente a cebolinha e a salsinha e mexa de novo com a ajudar de uma colher, deixe descansar por 20 minutos. Depois, adicione água e mexa a mistura, que não deve ficar muito úmida. Reserve e os ingredientes e retire o excesso de líquido.

6- Embale A Linguiça

Após o processos anteriores, a linguiça está praticamente pronto, sendo necessário embalá-las. Nesta etapa, com a ajuda de uma colher abra a tripa animal ou sintética e posteriormente vá preenchendo-a com o conteúdo da linguiça.

Coloque os ingredientes em uma quantidade razoável, com cuidado para não estourar a embalagem. Finalize este processo amarrando a linguiça com o barbante, sendo que as amarras devem estar a uma distância de 10 cm.

7- Aguarde A Secagem Da Linguiça

O processo de secagem da linguiça é um processo opcional. Por isso, se você quer comercializar o produto fresco, ele pode ser vendido logo após a fabricação.

Agora, se a intenção é curar o produto, ele tem que ser colocado para secar, podendo ser disposto a luz do sol ou sobre um fogão a lenha para que seja defumado.

Seguir os passos para fazer linguiça da forma que foi apresentada, sem pular qualquer etapa e respeitando o tempo de cada processo é fundamental, somente assim conseguirá atingir a linguiça de boa qualidade e que ensejará em uma boa demanda. Tenha paciência, ainda mais no inicio, quando estará aprendendo a fazer a linguiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *