O blog Comi Por Ai, preparou para você um artigo legal sobre comida Italiana. Prepare os ingredientes ai e comece a fazer uma bela refeição para as pessoas que você gosta.
Receitas de dar água na boca
A comida Italiana tem como tendência realizar o prazer de quem ama comer um bom prato. E pensando em como Podemos te ajudar preparamos receitas maravilhosas para você
Receita de Arancini, o bolinho frito de risoto
A palavra Arancini vem do Italiano “laranjinha” ou algo assim, pelo seu formato redondo e laranjinha.
O sabor é uma delicia! E o que importa é transformar aquele seu risoto maravilhoso, que só fica maravilhoso enquanto fresco, em outra coisa maravilhosa no dia seguinte.
Veja a seguir essa maravilhosa receita de Arancini
Ingredientes:
- 100g de qualquer risoto que sobro
- 1 gema de ovo
- 2 ovos inteiros
- 100g de mussarela ou queijo prato ou outro queijo que derreta ou carne desfiada
- 6 colheres sopa de farinha de trigo
- Opcional: 3 colheres de sopa de farinha panko (farinha de pão japonesa), se quiser empanar de um jeito diferente
- Óleo para fritar
- 1 colher sopa de salsinha bem picadinha
Modo de preparo:
Pegue o risoto e misture à gema de ovo e 1 colher de sopa de farinha de trigo (ou de panko) e a salsinha.
Aqui, não tem regra: o negócio é ir amassando e amassando até sentir que é possível fazer uma bolinha firme. Precisou de mais ovo ou de mais farinha? Não faça perguntas, apenas adicione e amasse
Deu o ponto da “massa” de risoto? Enrole em volta de um belo naco de queijo, totalmente escondido, e bora empanar.
Alinhe os três pratos: o primeiro com farinha de trigo, o segundo com os 2 ovos levemente batidos, o terceiro com mais farinha de trigo . Passe o bolinho no primeiro prato, aquele da farinha de trigo, mas só uma camadinha fina, tá? Depois, vai pro ovo, depois passa no terceiro prato, e aqui é uma camadinha mais grossinha de farinha, tá? E direto pra gordura quente.
Dica top: Use mãos diferentes para rolar o bolinho em cada prato. Sim, você só tem duas mãos, então uma mexe nos ovos, e a outra nas farinhas.
O bolinho vai pra um prato com papel toalha pra dar aquela secada básica, e aí vem um complemento especial:
Geleia de pimenta. Sério, você nunca comeu fritura com geleia de pimenta? Isso explica muita coisa. Não faça perguntas, apenas mastigue e seja feliz!
Pizza caseira
Fazer massa de pizza em casa é uma delícia, mas faz uma bagunça danada.
Assim como o caso da massa fresca, você tem que estar num dia bom, disposto a colocar a mão… na massa. Acho que não vale o trabalho se for pra fazer uma pizza só.
Ingredientes:
- 240ml de água
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres sopa de azeite
- 720g de farinha de trigo (3 x a quantidade de água se você tiver algum medidor)
- 1,5 colher de chá de fermento biológico seco
Modo de preparo:
Primeiro, junte todos os ingredientes numa vasilha e escolha a sua opção:
Se você tem uma máquina de pão, é o ideal, você se deu bem! Leia no manual o ciclo mais adequado e é só programar
Se você tem uma batedeira com batedor de massa, boa também! bata por cerca de 8 minutos até a massa ganhar consistência e não grudar mais nas mãos
Se você não tem nenhum desses, vai socando, socando e socando na mão até ela parar de grudar na sua mão.
De toda forma, a massa deverá descansar por cerca de 20 minutos depois de batida, para o fermento agir. Feito isso, é hora de separar os bolinhos do mesmo tamanho.
Enquanto a sua massa tava batendo, ou descansando, a parte mais legal é fazer o mise en place, ou seja, colocar os ingredientes no lugar.
Polvilhe uma superfície lisa e fria, tipo a sua pia mesmo, com farinha de trigo, coloque uma dessas bolotas e vá abrindo com um rolo de massa. Dica: se você tiver um rolo de mármore ao invés do de madeira, fica mais fácil, porque o peso da pedra ajuda a modelar mais rápido. Profissionalismo do padrinho Diogo ensinando como se faz:
Organizada a linha de produção, cada vez que você abrir uma massa, faça vários buraquinhos nela com um garfo para melhorar a fase de cozimento e evitar bolhas:
Quando for transportar a massa de um lugar para o outro, dobre ao meio e depois ao meio de novo, para facilitar o manuseio e evitar que ela rasgue. Vai com fé que se você fez tudo certinho ela não gruda não.
Isto posto, lá vai a massa 10 minutos no forno alto, ou se você tiver um forno a lenha. Volte com ela para a linha de montagem e siga os ingredientes, normalmente começando por espalhar molho de tomate em toda a superfície, depois a mussarela e depois vai da sua criatividade.
Agora prepare deliciosas pizzas e convide seus amigos.